resenha de capitães da areia-clássico mas nada chato prometo

 Esse foi mais um dos livros que eu olhei a capa e achei que ia odiar, fui ler depois de ver umas resenhas e eu simplesmente amei. Mais uma vez eu tive uma primeira impressão errada. Vou direto pra resenha dessa vez, depois eu comento (se eu lembrar):

  O livro é sobre um grupo de crianças de todas as idades, passam necessidade e moram num trapiche, que é tipo um lugar que os navios descarregam, mas nesse caso o trapiche foi abandonado por estar em péssimas condições e as crianças se adaptaram lá. O grupo de crianças é composto por pelo menos 100 crianças espalhadas pelas ruas da Bahia. elas vivem de furtos, mas o escritor deixa bem claro que não é por escolha delas, enfim, as crianças fazem coisas de adulto, tipo beber, fumar, roubar, têm alguns amigos adultos (o padre, a mãe de santo e o ajudante das cargas dos navios), o líder do grupo é chamado de Pedro bala, que teve o pai morto nos navios por uma arma de fogo enquanto fazia uma greve, têm também o João Grande, o professor, o sem pernas e o pirulito que são o principal foco do autor. Cada um desses meninos tem um sonho, mas não tem escolha porque ou eles vivem na vida do crime ou vão para um reformatório, que é um lugar em que eles são mal alimentados, espancados, passam sede e são postos pra trabalhar por muitas horas além de um trabalho normal. O livro mostra em uma cena do carrossel eles se divertindo com as luzes e com os cavalinhos como crianças que vivem como crianças. No final do livro as crianças já são adultas, pirulito vira padre, Pedro bala resolve trabalhar nos navios que nem seu pai, o professor vira um pintor famoso e os outros seguem com seus próprios sonhos.


Confesso que depois de ler a primeira resenha (que não era muito detalhada) eu pensei que a história do livro seria sobre uma gangue adolescente estilo filme clichê americano. Mas ainda bem que não foi assim. Não posso dizer que concordo com as atitudes dos meninos mas entendi os motivos deles. Alguns dizem que é sobre política, mas eu acho que é sobre empatia, eu fiquei feliz que no final tudo deu certo então gostei do livro. Quem sou eu??? Garota do blog, xoxo


p.s: vou deixar a resenha colorida pra ficar claro o que é resenha e o que é opinião bjss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: O lado feio do amor (sofri muito)

Resenha do livro: Sempre teremos o verão

Resenha do livro: Amor e azeitonas