Como perder a timidez

oiiiiiiiiiiiiiiiii, cheguei hoje para trazer o post mais esperado da semana. A ideia de fazer esse post surgiu depois de inúmeras pessoas no insta do blog falando que são tímidas e algumas dizendo que tem dificuldades em algumas situações sociais. Então eu passei a semana reunindo informações e quero aproveitar para dizer que me preocupei em basear tudo aqui em estudos, a maioria dos estudos são sobre linguagem corporal, uma ciência que estuda a linguagem não verbal. Algumas pessoas diriam que para alguém perder a timidez precisa trabalhar de dentro para fora, mas estou sendo totalmente realista e preciso confessar que comigo funcionou de fora para dentro então fiquem com as dicas:
1- Postura
A postura é uma das coisas mais importantes. Segundo o maior canal de linguagem corporal do mundo (o nome é "Metaforando") a postura afeta demais a forma como as pessoas nos percebem confiantes. A técnica é manter o queixo reto, não abaixem o queixo de jeito nenhum e também tomem cuidado para não elevar demais pois pode passar uma ideia de arrogância. A outra tática é não manter os pés juntinhos enquanto está parado pois passa uma ideia de desequilíbrio, desequilíbrio passa ideia de timidez. 
Sabe quando você está apresentando algo na faculdade ou na escola e gesticula demais achando que vai te passar confiança? Não faça isso! O excesso de gestos não passa credibilidade, quando você controla os movimentos passa muita confiança. Lembrem-se de gesticular sempre na altura do peito, passa uma ideia de honestidade, sempre de baixo para cima, tentem não manter as mãos tão baixas ou paradas.
2-Mantenha contato visual
Nós como pessoas tímidas temos o costume de sempre desviar o olhar, não precisa fazer isso. As pessoas vão nos achar mil vezes mais confiantes se a gente mantiver o contato visual. Preciso lembrar vocês de que NINGUÉM lembra das vergonhas dos outros e ninguém vai se lembrar daquelas situações embaraçosas que você passou. Sabe por que? porque existe um tipo de memória chamada memória seletiva, que se encarrega de guardar os eventos traumáticos e todos os sentimentos relacionados a isso como se fosse uma punição, para te lembrar de não fazer isso de novo. Porém, o que foi traumático para você com certeza não foi traumático para a outra pessoa, por isso ela não vai lembrar. Ainda bem que a memória seletiva existe, né? Todas essas informações vieram do professor Chris Brewin, do instituto de neurociência cognitiva da UCL. Muito chique, babys.
3- Nunca se depreciar em público
Algumas pessoas têm o hábito de comentar coisas ruins sobre si mesma em público, por exemplo quando você fala para alguém: "Meu cabelo é horrível", "Minha voz é estranha" ou "Minha sobrancelha está toda mal feita". Não façam isso de jeito nenhum! As pessoas que estão conversando com vocês nunca irão notar isso se você não falar. Isso ao invés de te passar uma postura de humildade irá te tirar totalmente a postura confiante. Tente trocar isso por algo que pode ser aplicado na regra dos 5 minutos. Mas o que é a regra dos 5 minutos? É assim: você só pode falar sobre algo em você ou nos outros se tiver como ser resolvido em 5 minutinhos, por exemplo: "Tem um feijão no seu dente" pode ser resolvido em 5 minutos, logo, pode ser falado sem nenhum problema. Mas se você não pode mudar seu cabelo, voz ou sobrancelha em 5 minutos minha recomendação é que não seja dito. As pessoas não vão notar.
4- Lembrar que ninguém lembra de nada
Algo que me ajudou absurdamente foi lembrar que ninguém se lembra de nada. A timidez algumas vezes faz a pessoa em questão acreditar que está sendo observada o tempo inteiro, que todos estão notando cada passo para ver se encontram algo vergonhoso e faz a pessoa ficar sem graça sempre. Mas isso não é digno de preocupação pois as outras pessoas geralmente estão mais focadas em algo que estão fazendo do que em algo que os outros estão fazendo.
5- Na hora de falar
A maior dúvida de todas é sobre o que fazer na hora de falar. Geralmente as pessoas tímidas falam rápido e sem articular as palavras para que o momento de falar acabe mais rápido e os outros voltem a atenção para outra coisa. Essa não é a coisa certa a se fazer. O ideal é falar em um ritmo normal, não rápido demais e nem devagar demais. Na hora de falar articule bem as palavras para que todos consigam entender de primeira. Existem inúmeras técnicas para melhorar a dicção, por exemplo: Repetir as vogais diversas vezes, ler trava-línguas, etc. Falar direitinho aumenta demais a confiança. E se aventure para falar de diversos assuntos. É costume de pessoas tímidas falar sobre um assunto só por medo de passar vergonha se falar sobre outros assuntos. Mas se aventure, fale sem medo, quando não tiver certeza de algo, fale que você não tem certeza, porém não deixe de falar.

Espero que essas dicas tenham ajudado cada um de vocês que leram até aqui. Quem sou eu?? Garota do blog, xoxo

insta: @blogdeumaanonimaa

Comentários

  1. UAU! eu amei, simplesmente incrível. Certeza que vai me ajudar mto. Essa coisa de gesticular mto nas apresentações de trabalho eu fazia por achar que trazia confiança, mas agr eu vi que não kk mto obrigada msmm

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus eu amei o seu post, eu concordo com tudo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: O lado feio do amor (sofri muito)

Resenha do livro: Sempre teremos o verão

Resenha do livro: Better than the movies