resenha do livro: A very large expanse of sea

 Parte de mim quis me convencer de que o livro era bom, e a outra parte de mim quis me convencer de que o livro era péssimo. Antes do show começar, por ser um livro de título muito grande, vou abreviar para AVLEOS. Então, vamos para a sinopse e depois para a minha humilde opinião.

SINOPSE

O livro conta a história de Shirin, uma jovem de 16 anos, muçulmana e com descendência persa que mora nos Estados Unidos, ela ama breakdance e tem um senso de humor apurado. Por ter uma religião e cultura diferentes, ela sofre muito preconceito, vive tentando não ser vista e cansada por ter que ficar explicando para os outros sobre o porquê de usar hijab (um lenço). A vida de Shirin muda quando ela é colocada para fazer um trabalho de biologia com Ocean, um menino fofo e lindo. Será que o amor vai superar o preconceito? O livro foi escrito pela mesma autora de "Estilhaça-me" um sucesso entre os jovens. AVLEOS ainda não foi lançado no Brasil, mas pode ser encontrado online.

MINHA OPINIÃO SOBRE

A escrita da Thareh Mafí é surreal de boa, ela faz a gente entrar nos personagens de uma forma que eu nunca tinha visto antes. Shirin é uma mulher muito forte e eu entendo a dor dela, os momentos de explicação foram super necessários, o senso de humor é perfeito e eu amei a evolução dela durante o livro. Ocean é um garoto muito fofo e legal, ele também sofre com as coisas dele e mesmo assim continuou sendo uma gracinha. O livro conseguiu abordar sobre o preconceito de forma responsável e leve ao mesmo tempo em que mostrou a realidade de diversas pessoas e mostrou o quanto as pessoas podem ser cruéis. Mas, como eu disse no início, o livro me deixou dividida. O livro poderia ter feito tanta coisa e não fez, eu esperava uma competição de breakdance, eu esperava um plot twist legal, eu esperava um romance melhor, eu esperava um final diferente. Desde o início deu para notar que o breakdance era uma parte muito importante da vida de Shirin, então por que não teve um desfecho importante? O plot twist foi fraco, quase inexistente, o romance foi mal desenvolvido e o final foi horrível. Apesar de tudo isso, não vou ser hipócrita de falar que o livro foi ruim, até porque não foi. AVLEOS conseguiu se destacar em diversos pontos, em outros pontos foi super parado, mas os pontos ruins de forma alguma anulam os pontos bons. Outra coisa que preciso falar é sobre a tradução. Por não ter sido lançado no Brasil, não existe uma tradução formal para o português BR então dá para notar diversos erros durante a leitura, talvez minha experiência teria sido melhor se eu tivesse lido em inglês mesmo (perdão, as vezes eu esqueço que sei inglês). De qualquer forma, se você for vestibulando(a) pode colocar esse livro na sua listinha, porque é super útil na redação. Se você não for vestibulando(a) dá pra ler também, mas não vá com expectativas tão altas, para ter uma boa experiência. Espero de verdade que eu tenha ajudado os curiosos de plantão, amo muito vocês. Quem sou eu? garota do blog, xoxo


A capa é perfeita, eu amo <3

nota: 4 estrelas 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: O lado feio do amor (sofri muito)

Resenha do livro: Sempre teremos o verão

Resenha do livro: Better than the movies