Ensinando a fazer uma redação (sem você perceber)- parte 1

 Depois de incontáveis pedidos (dessa vez pediram mesmo), hoje venho aqui salvar a sua vida, sei que a maioria de vocês vai fazer Enem no fim desse ano e  resolvi te ensinar a fazer uma redação maravilhosa sem você perceber que eu estou te ensinando. Aí vocês se perguntam: "Mas Anônima, de onde você vai tirar essas informações?", então, não sou uma especialista no assunto, mas minhas professoras são/eram (não vou entregar a minha idade assim de bandeja), eu tenho/tive uma mentoria de redação incrível e queria repassar um pouco do que eu sei aqui para vocês.

Primeiro de tudo a gente tem que pensar no estilo de texto. Assim como você, minha manteiguinha derretida, que vive trocando de estilo e sempre compra roupas novas para dar um up na alma, os textos são assim também (ELES TÊM SENTIMENTOS), cada texto tem suas próprias características e competências. O tipo de texto cobrado na redação do Enem é o dissertativo-argumentativo, isso quer dizer que o objetivo é argumentar sobre um tema e trazer soluções para a problemática, não se assustem com isso, vamos para as características gerais:

CARACTERÍSTICAS GERAIS

* texto sempre em terceira pessoa (nunca coloque em primeira pessoa!)

*4 parágrafos

*5 a 7 linhas por parágrafo 

Acho que o errado na hora de querer aprender redação é ir buscar um modelo. Claro que pode ser muito útil para várias pessoas, mas PARA MIM não funciona, eu gosto de ir super fundo no assunto e só aprendo quando eu realmente entendo todo o esquema por trás e é isso que eu vim trazer aqui hoje.

Agora vamos por partes :)

INTRODUÇÃO

Na introdução você precisa resgatar tudo aquilo que você já viu. Eu SEI que você ama filmes, livros e séries, é exatamente disso que você vai precisar para começar tudo. Existe uma palavra maravilhosa no mundo da redação chamada "repertório socio-cultural", esse repertório nada mais é do que apresentar coisas de fora (filmes, séries, frases bonitas de pensadores, livros e músicas) e ligar essa coisa de fora com o tema da redação. Vou colocar uma introdução minha e depois vou explicar o passo a passo.

Tema: A saúde mental do jovem no século XXI

    Na série "The Society", os jovens são obrigados a formarem a própria sociedade depois do misterioso sumiço dos adultos. Fora da ficção, é notório que o corpo social não pode funcionar somente com adolescentes, visto que a saúde mental dos jovens no século XXI está instável. Logo, além da questão hormonal, também existe a questão social da instabilidade emocional dessa faixa etária.

Eu sei que vendo essa explosão colorida parece que um unicórnio vomitou um arco-íris, mas juro que tem significado. Senta, pega um papel, uma caneta e anota que essa parte é importante. 
A parte inicial que eu coloquei de azul é o famoso repertório, nessa parte você pode explodir sua criatividade, coloca um filme, série, livro ou música que tenha a ver com o tema (já citei até a diva Ariana Grande). Nessa introdução que eu fiz acima eu citei uma série maravilhosa chamada "The society" e expliquei que a trama gira em torno dos jovens e uma sociedade formada só por eles. Aí como eu fui OBRIGADA a colocar um conectivo, lembrem-se que sempre que finalizar um período, inicie o outro período com um conectivo, vai ser o tempero (favor ler com a voz do meme), os conectivos estão sendo representados por verde.
Depois de colocar o conectivo você vai ligar o seu repertório com o tema da redação e argumentar, nessa parte eu dei a minha opinião só que de forma impessoal (uma vibe "é a minha opinião mas não vou deixar isso na cara, sou misteriosa"), óbvio que eu fui lá e escrevi de um jeito bonitinho e não se esqueçam de, nesse momento, citar o tema lá. 
No fim da introdução coloca mais um conectivo (não esquece senão os corretores tiram ponto sem dó *motivação*) e depois do lindo do conectivo você precisa colocar os dois argumentos que você vai desenvolver adivinha onde? Sim, no desenvolvimento. Eu escolhi causas e consequências da problemática, as causas desenvolverei no desenvolvimento 1 (ignorem a repetição, é necessária) e as consequências eu desenvolverei no desenvolvimento 2.
O que eu digo é, não se prendam a isso. Vocês podem fazer da forma que vocês acharem legal. O que vai garantir sua nota na introdução é:
--> Repertório socio-cultural
--> Ligar repertório ao tema
--> Dar opinião de forma impessoal
--> Citar o tema
--> Argumento 1 (que será desenvolvido no desenvolvimento 1)
--> Argumento 2 (que será desenvolvido no desenvolvimento 2)
--> Inserir conectivos entre os períodos
A forma como você vai fazer isso, a ordem, os argumentos, os repertórios são coisas que só você vai poder criar. Não se prendam a um molde e tentem não tangenciar o tema.

Não vou colocar tudo aqui porque senão esse post vai ficar muito grande, mas pretendo fazer mais dois posts sobre até o Enem, espero que eu tenha ajudado vocês de alguma forma e se tiver algum erro me avisem, beijinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: O lado feio do amor (sofri muito)

Resenha do livro: Sempre teremos o verão

Resenha do livro: Amor e azeitonas