Resenha do livro: Mil beijos de garoto

 Esse foi sem dúvidas um dos livros mais tristes que já li em toda a minha vida (recomendo), fiquem com a sinopse e depois com a minha opinião sobre o livro, caso tenha spoiler fiquem tranquilos que eu avisarei antes, amo vocês.

SINOPSE

Quando tinham 5 anos, os vizinhos Poppy e Rune se conheceram e logo se tornaram melhores amigos. Aos 8 anos Poppy recebeu da avó um pote com 1000 corações de papel em branco, em cada coração Poppy deveria anotar um beijo especial. Depois disso Poppy e Rune ficaram super unidos, inseparáveis, mas aos 15 anos Rune recebe a notícia de que teria que ir morar por 2 anos na Noruega. No começo eles conseguiram manter contato, mas depois Poppy simplesmente sumiu. Quando os 2 anos enfim se passaram, Rune volta para a cidade de Poppy com o coração partido, mas quando Poppy conta o motivo do sumiço Rune repensa tudo...

MINHA OPINIÃO SOBRE

Eu achei que seria mais um livro de romance super fofo e bobinho para passar o tempo, mas eu estava muito errada. A capa realmente engana. 

Rune era um fofo, mas a viagem para a Noruega transformou ele em uma pessoa completamente diferente (era essa a proposta do livro), Poppy é super otimista, o mundo pode estar caindo e ela vai ver sempre o lado bom. Eles têm bastante química e a história foi muito bem construída, o início foi extremamente fascinante, não pude desgrudar os olhos, depois começou a ficar entediante (por umas 10 páginas) e logo após voltou com toda a intensidade do início. Claro que tiveram problemáticas (bem sérias) e preciso contar para vocês, o relacionamento deles é completamente possessivo, eles são extremamente dependentes uns dos outros e começaram a namorar com 8 anos (veja bem, OITO ANOS), não sou contrária a problemáticas em livros, quando são tratadas de forma responsável costumo gostar, mas nesse livro foi tratado como se fosse algo normal e correto e não como se fosse um problema de fato. Eu posso saber que tais coisas não são saudáveis, mas algumas pessoas podem ler e tomar aquilo como certo.

Fora os problemas, a leitura traz uma lição de vida muito linda, é o tipo de livro que te faz parar e pensar que não está vivendo com intensidade o bastante, "Mil beijos de garoto" não é só sobre um potinho com 1000 corações, "Mil beijos de garoto" não é sobre um romance bobo, e sim "Mil beijos de garoto" te ensina a venerar cada respiração, cada onda do mar e cada pessoa do mundo. O otimismo de Poppy é exagerado e o mau humor de Rune também, mas no meu entendimento isso foi proposital, diversas vezes a autora dá a entender que eles são metades, um só coração em duas pessoas, e o que isso quer dizer? Quer dizer que o seu coração não deve ser completo de pessimismo ou completo de otimismo, deve ser um misto dos dois.

Agora acabando a parte poética, ninguém tem noção do tanto de tristeza que eu senti lendo, as coisas que aconteceram foram completamente devastadoras e o epílogo me destruiu, não foi do jeito que eu queria (foi bem ruim, na verdade). Em diversos momentos eu pensei que poderia acontecer um milagre  e que tudo poderia dar certo, já em outros momentos eu sentia que daria tudo errado mesmo. O livro é bem poético, gostei bastante, mas faltou um tchan, talvez se eu tivesse lido na época de "A culpa é das estrelas" ou então na época de "Quem é você, Alasca?" eu teria gostado mais. Porém, como eu só fui ler agora, não estava muito na vibe de livros que tratassem desses assuntos e dessa forma que foi abordada. Gostei da evolução do Rune depois que reencontrou Poppy, mas parece que toda essa evolução foi por água abaixo no epílogo. Em geral a experiência de leitura foi muito boa e pra mim isso conta mais do que qualquer coisa, o livro foi emocionante, lindo, fofo e triste.

Então é isso, nessa resenha deu para notar que o livro teve muitos altos e baixos, talvez até mais baixos do que altos, não vou dar uma nota muito baixa porque achei uma leitura necessária para me fazer sofrer um pouco por personagens fictícios e gostei bastante da experiência em geral, se eu não avaliasse os dados técnicos igual avaliei aqui provavelmente acharia um livro ótimo e 5 estrelas, mas como eu avaliei darei 4 estrelas.


instagram: @blogdeumaanonimaa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: O lado feio do amor (sofri muito)

Resenha do livro: Sempre teremos o verão

Resenha do livro: Amor e azeitonas