Resenha do livro: Leitura de Verão

 Boa noiteeeeeeeee, vamos para mais uma resenha :)

SINOPSE

"Leitura de verão" conta a história de January Andrews e Augustus Everett, eles fizeram faculdade juntos e eram rivais (ambos escritores), até que muitos anos depois os dois vão passar o verão coincidentemente na mesma cidade de praia. January escreve comédias românticas e Gus escreve livros sombrios, já que eles estão passando por um enorme bloqueio criativo, decidem fazer um acordo... ela vai tentar escrever um livro com final triste e ele vai escrever uma comédia romântica. Durante o acordo eles fazem passeios românticos para entrar no clima do livro que ele tem que escrever e visitam pessoas com passados trágicos para que ela possa se inspirar para o livro dela. Assim, os dois embarcam em uma aventura literária, cada um com seu próprio passado para lidar e as próprias demandas de trabalho. "Leitura de verão" não é nem de longe uma simples comédia romântica.

MINHA OPINIÃO

Durante as minhas pesquisas para essa resenha notei que boa parte das pessoas que começa esse livro acaba abandonando, isso acontece porque ninguém espera o tipo de leitura que vai receber. O livro tem sim bastante romance, mas a leitura é lenta, tem uma pegada mais poética, não vai te prender do início ao fim, muito pelo contrário, vai te dar vontade de largar mesmo, ora vai ser entediante e ora vai ser um tapa na cara de cada leitor.

Mas tudo isso ao invés de tornar o livro ruim, tornam ele charmoso demais, você não vai chegar no final do livro porque ele é viciante, vai chegar porque é confortável e sua curiosidade vai te impedir de parar. Mesmo assim a lentidão me deixou cansada, eu queria algo mais rápido, mais elétrico, intenso e viciante, eu esperava o tipo de livro que não dá para tirar os olhos, um livro que vira a vida do leitor no momento em que encosta o olho na primeira página (gostaram de como eu estou poética hoje?), enfim, me cansou bastante e por isso perdeu meia estrela, lembrando que não gostar da lentidão é um problema totalmente meu, não do livro.

Os personagens são legais,  profundos e não tão carismáticos a ponto de me fazer lembrar dos nomes para sempre, provavelmente vou esquecer tudo na semana que vem (foi bom enquanto durooou), eles são extremamente bem construídos e a história de cada um deles foi bem trabalhada. January e Gus não tem uma química absurda, mas tem o tanto de química necessária para ser um romance confortável. Eu fiquei grande parte da leitura em uma vibe reflexiva e grande parte esperando todo o passado deles ser revelado. 

Achei genial que a autora fez a gente acompanhar o processo de produção dos livros que os personagens escreveram, mostrou como é a rotina dos escritores e a pressão financeira que a maioria passa, eu raramente parava para pensar no processo de escrita em si e esse livro foi importante nesse aspecto.

Um ponto negativo é que algumas histórias secundárias não foram bem desenvolvidas e eu senti falta de alguma coisa a mais, uma reviravolta mais animada. O cenário em que o livro passa é lindoooooo e a atmosfera de praia é espetacular, se por acaso você desistiu do livro, volta a ler de onde parou, mas agor sabendo que o livro é mais melancólico, mais introspectivo do que intenso. Espero que cada um de vocês possa ler para tirar as próprias conclusões, é um livro lindo que traz várias reflexões, com um cenário fofo e um casal lindinho.

nota: 4 estrelas




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: O lado feio do amor (sofri muito)

Resenha do livro: Sempre teremos o verão

Resenha do livro: Amor e azeitonas