Resenha do livro: O mar sem estrelas (não entendi nada)

 Acho que essa vai ser a resenha mais difícil que já escrevi em toda a minha vida e o principal motivo é que não entendi absolutamente nada, primeiro vou escrever a sinopse e depois vou escrever a minha opinião.

SINOPSE

Na infância, Zachary encontrou uma porta pintada na parede dos fundos da sua casa, a porta parecia muito real... mas ele não abriu. Anos depois, quando Zachary já está fazendo uma pós-graduação, ele encontra um livro muito antigo na biblioteca da universidade e quando lê o livro ele descobre que entre todas aquelas histórias sobre um mundo subterrâneo havia um capítulo detalhado sobre o dia em que ele tinha encontrado aquela porta, fascinado e assutado com o fato de ter encontrado um acontecimento de sua vida em um livro ele resolve ir em busca do mar sem estrelas.

A partir disso, o protagonista começa a investigar para tentar descobrir um pouco mais sobre esse mundo subterrâneo junto com Mirabel e Dorian, pessoas muito importantes que ele conhece durante essa jornada.

MINHA OPINIÃO SOBRE

Sabe quando você sonha e o seu cérebro reúne todas as coisas mais aleatórias que você já viu e pensou durante toda a sua vida de uma forma totalmente nebulosa e sem sentido? Foi exatamente desse jeito que eu me senti enquanto estava lendo "O mar sem estrelas".

O livro tem uma história principal alternada com histórias secundárias que vem diretamente dos livros que o Zachary está lendo, ou seja, é um livro misturado com outros 7 pequenos livros, isso causa uma sensação de desespero no leitor. Passei um tempinho tentando entender o que aconteceu na história, li algumas resenhas, assisti vários vídeos de pessoas comentando sobre o livro e cheguei à conclusão de que ninguém entendeu nada e todo mundo amou, ninguém conseguiu dar uma explicação razoável para o que aconteceu no livro, cada pessoa interpretou de uma forma, muita gente diz que tudo nesse livro são metáforas, mas na minha humilde opinião o livro é terrível, tenho certeza que não sou o público alvo, não tenho paciência para ficar decifrando metáforas, é um livro lento, tem muita descrição, pouco esclarecimento, desenvolvimento todo picotado por esses 7 livros secundários que foram um terror para a minha cabeça, os personagens parecem distantes do leitor, terminei o livro sem nem sequer entender o que de fato era o "mar sem estrelas" e o que tinha acontecido com esse espaço subterrâneo. 

Demorei para ler e não quis abandonar porque queria que tivesse algum esclarecimento no final, adivinhem? Não teve nenhum tipo de esclarecimento, várias vezes eu odiei livros, apresentei opiniões sobre o porquê de ser ruim, e na maioria das vezes que odeio consigo gostar da experiência e consigo gostar da emoção de passar raiva com um livro, mas dessa vez não foi assim, a experiência foi desgastante, a raiva por não entender absolutamente nada não foi muito legal e o livro foi tão confuso que terminei de ler me sentindo a pessoa com menos neurônios da face da Terra.

Queria poder trazer uma resenha mais completa, queria explicar alguma coisa, mas eu não entendi as metáforas, não entendi os personagens, não entendi o mar sem estrelas e não entendi como todas as histórias secundárias se encaixam, foi tão horrível que meu cérebro fez questão de apagar tudo 5 minutos depois que eu finalizei a leitura. É issooooo, espero que tenham gostado :)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: O lado feio do amor (sofri muito)

Resenha do livro: Sempre teremos o verão

Resenha do livro: Better than the movies