Resenha do livro: Rádio Silêncio (AMEI)

Esse livro foi indicado por muitas de vocês, acho que é porque fala de toda a pressão de ser uma boa aluna, algo que a maioria das pessoas que me acompanham estão passando (sempre comentam sobre isso comigo nas mensagens e caixinhas de perguntas), por ser uma resenha MUITO pedida quero fazer de um jeitinho diferente, um pouco mais próxima de vocês e sem toda aquela estrutura tradicional de resenha que eu sempre faço.

O livro fala sobre Frances, a melhor aluna da sala que quer entrar na Universidade de Cambridge e passa por toda a pressão social de ter que seguir esse caminho, nesse processo ela passa a acompanhar um podcast anônimo chamado Universe City, depois de anos ouvindo os episódios do podcast ela finalmente conhece o criador Aled, e eles juntos começam uma história de amizade em que ela pode ser ela mesma e fugir um pouco de todo o sistema de ensino. A história tem várias tramas secundárias, sobre encontrar o seu caminho no mundo e sobre o sucesso que é imposto aos adolescentes.

Eu demorei muito tempo para ler porque estava estudando bastante, mas foi bom saber que enquanto eu estudava a Frances provavelmente também estava estudando. Me prometeram que eu iria me identificar com Frances, em algumas frases eu realmente consegui me identificar, mas na maior parte do tempo eu não conseguia parar de perceber as diferenças do vestibular brasileiro para o sistema de admissão nas faculdades do exterior, não estou dizendo que aqui é mais difícil nem nada do tipo, o que quero dizer é que as realidades de ensino eram tão distintas que impediu essa identificação, não é um defeito do livro, é só um comentário mesmo.

Fui ler várias resenhas sobre esse livro e notei que muitas pessoas acham que Frances não tem carisma para sustentar o protagonismo, o livro tem muitos defeitos mesmo, mas acho que talvez não tenham entendido direito a mensagem que "Rádio Silêncio" quis passar, a Frances foi literalmente taxada a vida inteira como alguém que só tinha um único traço de personalidade (que era ser inteligente), então foi natural que ela parecesse sem carisma, o livro fala exatamente sobre o fato de ter que descobrir a verdadeira personalidade, em muitos momentos o Aled que roubou a cena, não me apeguei tanto a ele quanto me apeguei a Frances, mas mesmo assim achei bem legal o fato dele ter um podcast famoso, nunca tinha lido nenhuma história em que alguém tivesse como hobby produzir um podcast.

Em alguns momentos senti que o livro perdeu o rumo e ficou superficial, em outros momentos achei as histórias secundárias mal desenvolvidas e também tive dúvidas quanto a vários diálogos dos personagens, parecia que sempre eles estavam escondendo alguma coisa, conversando sem falar todas as palavras em que estavam pensando e isso me deixou um pouco agoniada. Mas em geral, acho que todos os pontos ruins foram propositais, não pareceu que tinha sido um livro mal feito, pareceu um livro em que tudo acontecia por algum propósito artístico maior.

Eu esperava que fosse ser clichê do tipo: a menina nerd se apaixona pelo dono do podcast anônimo favorito dela, mas me surpreendi quando percebi que o livro tinha de verdade a função de representar uma amizade, também gostei bastante dos mistérios que davam ritmo pro livro, consegui gostar das páginas, os capítulos são bem curtinhos e o final foi fofo. Como eu disse antes, todos os pontos ruins pareceram propositais, mas não me impede de comentar que o conflito final foi muito rápido enquanto boa parte do livro teve um ritmo tranquilo e lento, foi meio que um choque (ainda mais pra mim, que fico analisando absolutamente qualquer aspecto técnico aleatório dos livros). Vou dar 4 estrelas porque amei o tema da história, os personagens foram legais e os debates foram importantes, a autora trabalhou bastante a ideia de que depois da escola a gente não vai de berço ou de arrasta pra cima se não passar em uma faculdade, calma que tudo vai se ajeitar pra vocês, sei que provavelmente nem todo mundo que pediu a resenha vai de fato conseguir ler isso que eu tô escrevendo, mas quem conseguiu tirar um tempinho dos estudos para aparecer aqui, quero dizer que "Rádio Silêncio" se encarrega de te explicar que o sistema te pressiona a estudar e a acreditar que você precisa ter uma graduação para conseguiu algo na vida, ao contrário de "Rádio Silêncio" eu acredito que a faculdade acaba sendo extremamente necessária, mas isso não quer dizer que todo o processo de ensino médio precisa ser cansativo, triste e massante, no final mesmo que você escolha outro curso não vai ser nenhuma decepção. Enfim, o livro foi muito tocante, muito bom e a escrita da Alice Oseman é super fluida, recomendo muito. Quem sou eu? Garota do blog, xoxo

insta: @blogdeumaanonimaa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: O lado feio do amor (sofri muito)

Resenha do livro: Sempre teremos o verão

Resenha do livro: Amor e azeitonas