Livros que TODO MUNDO precisa ler

A literatura é a arte mais bonita, então nada mais justo do que selecionar as obras mais interessantes e importantes pra ler na adolescência e na vida de jovem adulto. Tem livros que não são só livros, mas sim a combinação perfeita das palavras que a gente tinha o desejo de ler e não sabia, pensando nisso eu separei os melhores livros para as fases mais bonitas da vida, eu tenho certeza que vocês vão amar.

1. Cidadã de Segunda Classe

Esse aqui eu recomendo de olhos fechados, conta a história de uma mulher nigeriana que precisa recomeçar a vida na Inglaterra em um relacionamento conturbado e cheia de filhos. O livro é uma mistura de drama, com o charme de uma escrita irresistível que só a literatura africana consegue trazer, mostrando uma vida difícil e fazendo o leitor refletir sobre temas importantes como imigração, racismo, maternidade e muitos outros assuntos. Mesmo com a carga dos assuntos pesados a autora mesclou com dramas familiares, ficção, cultura e fofocas.

2. Tudo é Rio
Esse aqui é polêmico, muita gente detesta o final, massacram a protagonista (inclusive adoro ela) e a escrita leva o tiktok à insanidade. "Tudo é Rio" conta a história de Dalva e Venâncio, um casal que tem a vida marcada por uma tragédia que foi resultado do ciúme doentio do marido, associado a esse acontecimento, eles têm a história atravessada por Lucy, a prostituta mais requisitada da cidade, gerando um triângulo amoroso complexo e cheio de entrelinhas. Tudo é Rio com toda certeza é o meu livro favorito da vida, a escrita é poética, tem a dosagem exata de realidade e ficção, os personagens são carismáticos e a história é do tipo que prende a ponto de fazer a pessoa ler em um único dia. Não é um livro para qualquer um, precisa ter força emocional e um gosto por drama, pelo ser humano e por histórias complexas.
3. Melhor do que nos filmes
Esse é um romance bobo que eu escolhi pra compor essa lista porque acho que todo adolescente e jovem adulto precisa de uma literatura de conforto pra só se divertir sem pensar em nada sério. "Melhor do que nos filmes", Liz e Wes são vizinhos que não se suportam e precisam se unir para que Liz pudesse conquistar Michael (seu amor da infância), quando os vizinhos começam a se aproximar a história acaba mudando de rumo e o final é previsível. Amei os protagonistas, a história me lembrou os filmes clichês adolescentes que eu era acostumada a assistir quando era mais nova e foi uma leitura tão rápida e divertida que recomendo o tempo inteiro.
4. Até que o inferno nos separe
Seguindo a mesma vibe divertida do livro anterior "Até que o inferno nos separe" conta a história de um casal que se odeia mas que já está com a festa de casamento comprada, eles então combinam que o que desistir primeiro do casamento paga o prejuízo da festa, os dois começam uma disputa para ver quem consegue ser mais insuportável. Eu li esse livro na pandemia e fiquei obcecada, a história é criativa, a autora escreve super bem e os personagens são queridos demaaaaaiiiss, aqueceu o coração poder acompanhar uma narrativa tão divertida, com um charme, uma química. 
5. Recursão
Esse aqui eu achei por acaso nas redes sociais e virou um dos meus favoritos, conta a história de uma população com uma epidemia da Síndrome da Falsa Memória, uma doença ficcional em que memórias de coisas que nunca aconteceram se infiltram na mente das pessoas, a cientista Helena e o policial Barry embarcam em uma busca pelas causas dessa epidemia e descobrem alterações na linha do tempo. O livro é super intenso, tem muita ficção científica e muita reflexão filosófica, é a união perfeita de ciência com humanidade, eu amei cada segundo e achei o autor de uma inteligência absurda. Facilmente leria mil vezes.

Por enquanto foram esses livrinhos que separei pra vocês lerem na vida de jovem, com uma mistura entre livros profundos e livros de diversão, beijossss :)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: O lado feio do amor (sofri muito)

Resenha do livro: Sempre teremos o verão

Resenha do livro: Amor e azeitonas