Resenha do livro: A cabeça do santo (livro famosinhoooo)
Hoje apareci aqui para falar sobre o livro "A cabeça do santo", escrito pela Socorro Acioli. Eu amei a leitura desse estilo literário chamado realismo mágico, que eu não conhecia, mas fiquei viciada e terminei o livro rapidinho. Vamos para a resenha então.
O título já é bem simbólico, o livro conta a história de um menino chamado Samuel, que sai de casa para seguir o último pedido que sua mãe deixou antes de morrer: Ele deveria ir em busca do pai e da avó que nunca conheceu. Samuel então parte com poucos pertences e atravessa o sertão até chegar em Candeia, a cidade dos seus parentes. Depois de ser impedido de se hospedar na casa da avó, ele encontra uma cabeça de Santo Antônio, o santo casamenteiro, onde ele decide morar, mas tudo se altera quando ele começa a ouvir as preces das mulheres que rezam para o santo fazendo pedidos amorosos e desejando o casamento. Samuel faz amizade com um menino chamado Francisco e os dois decidem usar do dom de Samuel para reunir os casais e tornar a cabeça do santo um símbolo comercial. Como tudo que começa a dar certo e alcança altos voos rápido demais, Samuel logo entra em diversas confusões que levam ao seu declínio.
Gostei desse livro por diversos motivos, primeiro pela forma como a autora conseguiu conduzir o lado místico fazendo jus ao movimento do realismo mágico (ela acertou muitooooo), fiquei chocada quando ele começou a ouvir as orações dentro da cabeça do santo e fiquei chocada quando, dentre todas aquelas vozes, ele se apaixonou por uma delas. O livro percorre diversos caminhos, o caminho mágico, o caminho comercial, o caminho familiar e o caminho amoroso de Samuel. No âmbito mágico não senti o viés religioso, o que foi muito bom para que o livro conseguisse alcançar um público alvo maior, gostei da forma como ela equilibrou a fé, a magia e o regionalismo. O caminho comercial do livro foi incrível também, fiquei fascinada quando as pessoas começaram a acampar na frente da cabeça esperando um milagre, gostei das descrições sobre o passado da construção da cabeça do santo e sobre os motivos pelos quais ela estava abandonada. As histórias das famílias da Candeia e a própria família do Samuel fizeram com que eu me sentisse dentro de uma grande fofoca, muito bem concluída por sinal. E por fim o romance de Samuel, que se apaixonou por uma menina que tinha uma história que me deixou curiosa até as últimas páginas, apesar de não ter sentido a química entre eles.
O livro ficou muito famoso no Instagram e por todos os lados olhei aquela capa amarela minimalista que parecia tão interessante, até que eu decidi ler e entendi que o livro realmente tinha todo o potencial para ser divulgado, é uma história que prende, que gera fofoca, entretenimento e traz o romance de uma forma diferente, porque eu mesma tinha cansado de ler os livros de romance com as mesmas histórias sempre, mas a Socorro Acioli teve o cuidado de passar o livro inteiro falando sobre a necessidade humana de amor fugindo de todos os padrões de um clichê e entrando em um contexto tão complexo do realismo que tem toda a capacidade de ganhar ainda mais fama. Enfim, eu acho que vale a pena, vocês vão gostar muito!!!
P.s: a cabeça do santo foi baseada em um acontecimento real, uma casa de uma cidade do Ceará tem uma cabeça de Santo Antônio que ocupa o lugar de um muro e pelo que tudo indica, o livro vai ser transformado em um filme.
Comentários
Postar um comentário